Uma visão geral do TOEFL iBT


O que é o TOEFL iBT?

O TOEFL iBT é um teste de diagnóstico e portanto confere uma nota ao aluno que pode ir de 0 a 120. Ele testa as 4 habilidades (ouvir, falar, escrever e ler) e é feito em um centro de aplicação no computador. Sua duração é de aproximadamente 4 horas. A partir do dia 1 de agosto de 2019, o teste ficará um pouco mais enxuto. Veja as principais mudanças.

*retirado de https://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/

O objetivo do TOEFL é comprovar o seu nível de competência do inglês nas 4 habilidades, tanto em ambientes informais quanto em ambientes acadêmicos.

Por que fazer o TOEFL iBT?

Esse teste deve ser feito quando o aluno está se candidatando a uma vaga de trabalho ou a uma vaga em uma universidade que exija uma nota mínima no TOEFL iBT.

Quando fazer o TOEFL?

Você deve fazer o TOEFL somente quando tiver certeza de que irá precisar dele para comprovar seu nível de inglês (ele tem validade de 2 anos) e de que seu nível linguístico é no mínimo B2 na escala CEFR.

Para nivelamento gratuito de listening, vocabulário e gramática, recomendo o site https://www.examenglish.com/leveltest/index.php.

Lembre-se de que para nivelamento oral você deve procurar um profissional.

Além disso, certifique-se de que fez o número suficiente de simulados, pois a prova possui uma estrutura específica que somente o treino pode levá-lo a cumprir todas as etapas com sucesso.

Lembre-se de que cada instituição exige uma nota mínima. Portanto, é preciso saber qual a nota necessária para que você tenha tempo de planejar seus estudos.

Como se inscrever?

O investimento no Brasil é de $215 e você se increve no site . No momento da inscrição, você escolhe o centro de aplicação mais próximo e a data e horários mais convenientes.

Estrutura do exame

*retirado de https://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/

Reading and listening são múltipla escolha.

Speaking and writing são mais difíceis, pois são as habilidades ativas e apresentam questões integradas em que o aluno deve relacionar o que ouviu e leu respondendo oralmente ou através da redação.

Para ser bem sucedido e obter sua melhor nota, além do conhecimento linguístico, você precisa estar familiarizado com a estrutura da prova e ter treinado bastante o tempo, pois se não administrado corretamente, pode prejudicar muito sua nota final.

Como se preparar?

Existem diversos materiais, mas sugiro os seguintes:

- Longman Preparation Course for the TOEFL iBT Test

Esse livro é bem detalhado e oferece muita prática para o aluno, podendo ser utilizado sem a ajuda de um profissional.

No entanto, recomendo aulas com profissionais que possam avaliar speaking e writing, pois são habilidades mais subjetivas.

- Material ETS

A ETS oferece uma série de recursos pagos e gratuitos.

Principais dicas:

Practice makes perfect

Nada melhor do que a prática e para isso a realização constante de exercícios e mini tests são fundamentais.

Treinamento constante das 4 habilidades

Não espere para treinar reading somente mais perto da prova somente porque essa é uma habilidade mais fácil para você. Desde o início treine constantemente todas as seções, focando naquelas em que tem mais dificuldade.

Planeje-se

Dependendo da nota que você necessita, você precisa de um determinado tempo de preparo e realização de simulados. Quem não tem o nível linguístico necessário, precisa ainda de exercícios extras de gramática e vocabulário, o que aumenta ainda mais esse tempo.

Time management

Nas questões de listening, não fique nervoso se não ouviu ou não entendeu direito, siga sempre em frente e deixe para trás o que passou. Ficar preso em uma questão por tempo demais compromete o restante do exame.

Erros pequenos demais

O que importa é sua compreensão e produção geral, sua capacidade de se comunicar e de se expressar sem ambiguidade e com clareza. Erros pequenos demais de gramática não fazem diferença na sua avaliação.

Preparo alunos para esse exame há mais de 10 anos focando nas habilidades necessárias para obter a nota desejada nessa avaliação. Muitos pensam que ter um nível proficiente de inglês é necessário para tirar uma nota satisfatória, mas conhecer a fundo a estrutura do teste é fundamental.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Mapa do site
Posts recentes
  • Facebook_eclassroom
  • YouTube Icon eClassroom
  • LinkedIn Icon Erica Nogueira
  • Branca Ícone Instagram

© 2017 Site desenvolvido por Café com Jasper

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram eclassroom