O equilíbro entre fluência e precisão nas aulas de inglês

Existem 4 habilidades linguísticas envolvidas no aprendizado do inglês: falar, escrever, ler e ouvir. As duas primeiras são ativas, ou seja, o interlocutor precisa usar seu conhecimento da língua para produzir sua mensagem. Já a compreensão da leitura e o entendimento da oralidade são habilidades passivas e por isso geralmente mais fáceis.

Usualmente dizemos que alguém é fluente quando essa pessoa consegue se comunicar em uma língua nas 4 habilidades. No entanto, tecnicamente a fluência é somente um dos componentes da proficiência em uma língua. Ser fluente quer dizer ser fluido, não gaguejar, não parar para perguntar “como se fala isso em inglês” ou consultar o dicionário.

Algumas pessoas são fluentes, mas cometem uma série de erros de gramática. A esse outro componente damos o nome de precisão (accuracy). Não basta ser fluente, precisamos falar corretamente. Portanto, a fluência e a precisão devem caminhar juntas e isso nem sempre acontece.

Há um tradeoff inevitável entre esses dois componentes: quando falamos muito rápido não percebemos nossos erros e quando estamos muito conscientes e preocupados com nossa gramática diminuimos nossa fluidez.

Portanto, em uma aula de inglês, o professor deve sempre propor atividades distintas que treinem fluência e precisão separadamente, pois um falante competente de uma língua precisa ser fluido sem cometer erros.

Precisão (accuracy)

A sala de aula tradicional de inglês tende a focar em atividades de accuracy uma vez que sua estrutura tradicional é o ensino de gramática seguida de prática. O tradicional PPP (Presentation, Practice, Production) tem como objetivo apresentar a gramática (indutivamente ou não), praticar de maneira controlada e produzir de maneira mais livre esse conteúdo ensinado. Nesse cenário, o papel do professor é conduzir o aprendizado, corrigindo os alunos através de interrupções ou anotação dos erros para mostrar ao aluno posteriormente.

Quando trabalhamos com os erros cometidos, criamos no aluno um senso autocrítico que é importante para que ele tenha consciência de seus pontos fracos e do que ele precisa praticar ainda mais para melhorar. O efeito colateral é a diminuição do ritmo e por isso devemos mesclar essas atividades com as atividades de fluência.

O ideal é que em um tempo de aula, façamos atividade de accuracy seguidas de atividade de fluency.

Fluência (fluency)

Após a apresentação do ponto de gramática ou vocabulário com apresentação de modelo que mostre forma e uso, repetição, prática e feedback para o aluno, partimos para uma atividade de fluência.

Nesse momento o ideal é que o conhecimento linguístico necessário já seja conhecido pelo aluno, mesclando a estrutura/ vocabulário que acabou de ser ensinada com outras aprendidas anteriormente. Afinal, aprender inglês é como construir um prédio: primeiro colocamos o térreo, depois o primeiro andar, e assim por diante. Uma camada de cada vez, sempre acrescentando.

Durante essa atividade de fluência, o foco não é a correção de erros e os alunos são encorajados a soltarem suas inibições e diminuírem sua ansiedade.

As atividades de fluência e precisão devem ser feitas para praticar as 4 habilidades. O ideal é aproveitar o tempo de aula para focar na oralidade, deixando a prática da escrita, leitura e compreensão oral como dever de casa. Os erros dessas habilidades são então tratados na aula seguinte e incorporados à novas atividades orais em aula, gerando outras atividades escritas e de compreensão oral como dever de casa novamente.

A aula em grupo possibilita a troca e interação dos colegas. No entanto, na aula individual, o professor tem maior possibilidade de compreender o desempenho do aluno, suas dificuldades e pontos a melhorar, criando assim atividades mais eficazes e objetivas. O aluno tem mais tempo e oportunidade de desenvolver seu potencial, pois tem a assessoria individualizada de um profissional.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Mapa do site
Posts recentes
  • Facebook_eclassroom
  • YouTube Icon eClassroom
  • LinkedIn Icon Erica Nogueira
  • Branca Ícone Instagram

© 2017 Site desenvolvido por Café com Jasper

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram eclassroom