Faça um balanço do seu progresso em inglês em 2019

À medida que nos aproximamos do fim do ano, refletimos sobre nossas conquistas e desafios no ano que se encerra. Se aprender inglês foi uma de suas metas em 2019, faça um balanço realista do ano que passou e se prepare para definir novas metas para 2020. Algumas perguntas podem ajudá-lo a refletir sobre seu progresso na língua:

Qual foi seu progresso linguístico?

Como estava seu nível linguístico no início de 2019 e como ele está agora? Além de avaliar como você está hoje, procure fazer uma autoavaliação do seu progresso nas quatro habilidades e em relação à fluência e precisão para saber se seus esforços valeram a pena.

Avalie se durante o ano você focou nos seus pontos fracos com objetividade e se seus estudos contribuíram para seu progresso na língua.

Veja aqui como fazer um nivelamento online gratuito do seu inglês.

Você fez aulas ou estudou sozinho?

Se você fez aulas em grupo ou com professor particular, você deve ter tido um feedback de seu progresso e dos pontos que precisa melhorar.

Se estudou sozinho, procure elencar as atividades realizadas e seu nível de eficácia. Quais os sites, apps e vídeos que fizeram maior diferença na sua produção do inglês? Quais foram aqueles que mais impulsionaram seu aprendizado? Dessa maneira, você pode eliminar dos seus estudos fontes que não acrescentaram tanto e maximizar seu tempo de estudo com materiais relevantes e comprovadamente eficazes.

Veja dicas de sites e apps para praticar inglês sozinho.

Você usou bem seu tempo livre?

Você aproveitou todas as chances que teve para praticar? Aproveitou aqueles minutos ociosos no carro ou metrô para estar exposto ao idioma?

Pense no que poderia ter feito e não fez. Pense do que você fez e ajudou no seu inglês. Não perca tempo.

<