7 características de um excelente programa de imersão em inglês


O que os alunos buscam em uma imersão na língua inglesa? Fizemos uma pesquisa recente com estudantes de inglês que revelou as seguintes características mais importantes de um excelente programa de imersão:

#1 Conversação

O aluno de inglês busca um ambiente que o “force a falar” e a interagir 100% na língua. Esse ambiente real de interação que é tão difícil de ser recriado no espaço da sala de aula tradicional se torna possível através de alguns dias de convivência em um programa inteiramente voltado para a prática.

#2 Nivelamento

O aluno busca estar em um ambiente em que seus pares estejam no mesmo nível linguístico que ele. Em um bom programa de imersão, há homogeneidade de conhecimento linguístico, apesar de ser inevitável conviver com colegas que possuem diferentes pontos fortes e fracos na língua. Além disso, todos devem ter mais ou menos a mesma faixa etária e os mesmos interesses, que em grupos de adultos são voltados para trabalho e situações de viagens.

#3 Comprometimento

Todos os participantes de um programa de imersão devem estar 100% comprometidos a se comunicarem exclusivamente em inglês. Se um começa a falar português, ele prejudica o grupo como um todo. O português deve ser usado como língua franca somente para perguntar sobre informações específicas ou quando algum esclarecimento que não possa ser dado em inglês for necessário. Caso contrário, o programa perde seu objetivo e função.

#4 Paciência e didática

Um excelente programa de imersão deve ser desenhado e liderado por profissionais que entendam as necessidades de um falante brasileiro do inglês. Esse profissional saberá propor as atividades relevantes e ter a habilidade de liderar o grupo para o atingimento de seus objetivos. Ele sabe como passar o conhecimento e como mediar as interações nos mini grupos a fim de que os alunos adquiram mais vocabulário e maximizem a prática.

#5 As 4 habilidades

Apesar de um programa de imersão focar na parte oral, os alunos esperam trabalhar as quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. Afinal, quando estamos em outro país ou interagindo com um falante do inglês, somos expostos a esses quatro desafios, por exemplo, ler um mapa, um sinal de trânsito, escrever um e-mail ou ouvir a um recado no aeroporto. Seja lá qual a situação em que você se encontre, você deve estar apto a interagir de diferentes maneiras.

#6 Superação do medo

Falar uma outra língua pode ser assustador para um aluno que seja tímido, que já tenha tido experiências frustrantes no passado ou que tenha muito medo de errar. É preciso saber conduzir dinâmicas e atividades para que o aluno se sinta seguro e supere esse "bloqueio". Através de novas experiências prazerosas com a língua e a conquista de pequenos objetivos, o aluno adulto é capaz de ressignificar seu aprendizado e a passar a encará-lo com mais segurança.

#7 Conforto e novidade

Sair da sala de aula tradicional é o que espera o aluno que procura uma imersão. Ele busca conforto e novidade que o levem ao aprendizado da língua inglesa. Nada de apresentações chatas sobre o verb to be. O que o aluno precisa é de interações animadas, fora do contexto tradicional e muitas vezes massante da aula de inglês.

Tá esperando o que para conhecer nosso trabalho de imersão de fim de semana? Tenho certeza de que podemos ajudá-lo a se comunicar em inglês de forma mais espontânea e segura. Invista no seu futuro! A hora é agora.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Mapa do site
Posts recentes
  • Facebook_eclassroom
  • YouTube Icon eClassroom
  • LinkedIn Icon Erica Nogueira
  • Branca Ícone Instagram

© 2017 Site desenvolvido por Café com Jasper

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram eclassroom